Inicio
Quem Somos
Atuação
Primeira Infância
Assistência às Famílias
Assistência às Crianças
Notícias
Ensino e Pesquisa
Doações
Indique o Site
Fale Conosco

Estudos e Pesquisas

 
 
Além da área assistencial, o IPREDE também atua no desenvolvimento de pesquisas, estudos, cursos, seminários, entre outros, relativos à sua atuação.

Conta com um Centro de Estudos e Pesquisas que agrega essas atividades fomentando a produçã de conhecimento, tecnologias, além da extensão à comunidade.

O Iprede desenvolveu objetivos específicos nas áreas de pesquisas e eventos científicos.

Área de Pesquisa


• Desenvolver projetos de pesquisas, nas áreas de atuação do IPREDE;

• Acompanhar, através de especialistas e acadêmicos da área de saúde, de modo a dar continuidade à transmissão do conhecimento científico;

• Disponibilizar permanentemente informações sobre o assunto em sites e home pages e de contatos com os instrutores, seja de forma  direta ou através de linhas via internet e outras redes passíveis de disponibilização;

• Oferecer as instalações, material de apoio, suporte pedagógico, com assessoramento didático de universidades, complementando o arcabouço projetado para tal empreendimento;

• Promover intercâmbio de monitores e participantes com universidades, hospitais, clínicas especializadas, e outros, de modo a estabelecer parcerias.


Área de Eventos Científicos


• Realizar cursos em nível de extensão, especialização e seqüenciais, nas áreas de nutrição, desenvolvimento psico-emocional e psicomotricidade;

• Realizar eventos científicos tais como palestras, conferências, simpósios, congressos, mesas redondas, etc;

• Promover estágios de formação para universitários para a área da saúde ao nível de graduação e pós-graduação.
 

Centro de Estudos e Pesquisas

 
 

O Centro de Estudos e Pesquisas do IPREDE tem a missão de promover cursos, seminários, palestras, oficinas, entre outros, e desenvolver pesquisas nos níveis de Extensão (atualização, aprofundamento e capacitação), Pós-Graduação (especialização) e Superior (cursos seqüenciais).  

Sua moderna estrutura está sendo disponibilizada no mercado para garantir qualidade a vários tipos de eventos. São 13 ambientes, além de serviços, como coffee-break, que podem ser disponibilizados.

Realizar um evento no Centro de Estudos e Pesquisas do IPREDE é ter a certeza de um evento de sucesso,  que vai gerar condições para a instituição dar continuidade ao seu trabalho, exercendo a solidariedade e responsabilidade social.


Estrutura


Auditório

-Ambiente climatizado com ar-condicionado central;
-Palco com mesa de 3,20 m e  cincocadeiras tipo diretor;
-Salão com 80 cadeiras confortáveis com pranchetas escamoteáveis;
-Som de alta qualidade com microfones sem fio;
-Audiovisual com projetor de multimídia, computador, caneta laser, DVD, TV de 29´´,  vídeo e telão retrátil;
-Quadro branco e flip-chart.


Salas de Aula

-Ambiente climatizado com ar-condicionado central ou utilização opcional de ventiladores de alta circulação;
-Mesa e cadeira para professor;
-Duas salas com 40 lugares e uma sala com 16 lugares. Cadeiras confortáveis com pranchetas escamoteáveis;
-Audiovisual com projetor de multimídia, computador, DVD e TV de 29";
-Quadro branco e flip-chart.


Anfiteatro

-Anfiteatro a céu aberto, com capacidade para 450 lugares utilizando cadeiras móveis;
-Amplo palco com piso de cerâmica em forma de meia-lua com 9m de comprimento por 3,5 m de largura;
-Sistema de iluminação ambiente com refletores de 1.200 w;
-Sistema de iluminação indireta decorativa nas árvores em volta do anfiteatro;
-Instalação elétrica para alimentação de sistema de som e audiovisual;
-Local para instalar telão para projeção;
-Acesso direto para área do refeitório onde poderá ser servido coffee-break;
-Banheiros interligados com a circulação das salas de aula e auditório;

Estrutura de Apoio Operacional

Sala para Reunião e Grupos

-Ambiente climatizado com ar-condicionado central ou utilização opcional de ventiladores de alta circulação;
-Mesas redondas ou quadradas com 16 cadeiras;
-Quadro branco e flip-chart.


Sala para Professores

-Ambiente climatizado com ventilador de alta circulação;
-Mesas, cadeiras e computador para professores;
-Audiovisual com projetor de multimídia, computador, DVD e TV de 29";
-Quadro branco e flip-chart.


Estacionamento

-Local para estacionar cerca de 150 veículos, em terreno em frente ao IPREDE (estacionamento privado) e na Praça do IPREDE, com segurança privada.


Sala para Coordenador

-Ambiente climatizado com ventilador de alta circulação;
-Mesa, cadeiras e computador para coordenador;
-Audiovisual com projetor de multimídia, computador, DVD e TV de 29";
-Quadro branco e flip-chart.


Sala para Secretaria


-Ambiente climatizado com ventilador de alta circulação;
-Mesas, cadeiras e computadores para colaboradores;
-Arquivos e estantes.


Sala da Situação-Reunião


-Ambiente climatizado com ar-condicionado;
-Mesa para reunião com 14 cadeiras fixas com braço, tipo diretor;
-Audiovisual com TV de 29”, DVD, videocassete e retroprojetor;
-Painéis com divulgação das informações institucionais do IPREDE;


Banheiros com Acessibilidade

-Conjunto novo e moderno de sanitários masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais;
-Localizado estrategicamente entre as salas de aula, auditório e anfiteatro;


Sala para Biblioteca

-Ambiente climatizado com ventilador de alta circulação;
-Mesas, cadeiras, estantes, acervo de livros e computadores para consulta de bibliotecas virtuais;


Alimentação

-Serviços de café da manhã, coffee-break, brunch e almoço.

 

Requisitos para Pesquisas

 
 
Princípios norteadores da atuação do IPREDE no campo da pesquisa

Requisitos para a realização de PESQUISAS CIENTÍFICAS no âmbito do IPREDE


As pesquisas para serem realizadas no IPREDE com pais e crianças atendidas na instituição deverão cumprir os seguintes requisitos:

1. As propostas de pesquisas poderão ser idealizadas e/ou realizadas por qualquer profissional de nível superior do quadro ou por iniciativa e colaboração com qualquer membro do corpo docente das instituições parceiras, sempre em consonância com a missão institucional.


2. Apresentar potencial para produzir um impacto favorável na qualidade dos serviços prestados às mães e crianças atendidas na instituição.


3. Apresentar potencial para modificar práticas e comportamentos dos profissionais da instituição no sentido de aprimorar seu desempenho e, em conseqüência, aquele dos serviços onde atuam.


4. Adotar metodologias inovadoras de investigação que envolvam, de maneira ativa, os participantes da investigação.


5. Assegurar elevados padrões de qualidade científica, tanto no planejamento quanto na execução dos projetos de investigação.


6. Estar articulados à atuação da organização no campo da assistência e pesquisa, mantendo-se uma coerência entre as ações institucionais nos três campos e uma sinergia interna, de modo que a atuação em cada campo possa potencializar os efeitos das iniciativas desenvolvidas nos outros campos.


7. Ter seu temário e público-alvo definidos de acordo com a missão institucional, voltando-se para aprimorar as competências dos profissionais que desempenham ou possam vir a desempenhar papéis relevantes junto à clientela assistencial do IPREDE.


8. Orienta-se para o atendimento a necessidade não suficiente supridas pelas instituições de ensino, evitando-se a duplicação de esforços e recursos.


 
 

Curso de Especialização em Psicomotricidade Clínica

 
 

O Curso de Especialização em Psicomotricidade Clínica é ofertado pelo Departamento de Saúde Materno Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com o IPREDE.

Carga horária: 592 horas / aula.

Duração: 18 meses.

Disciplinas:

- Fundamentos em Psicomotricidade: Clínica, Imagem e Esquema Corporal

- Atenção Primária da Saúde

- Fundamentos Psicanalíticos e Psicogenéticos

- Formação Pessoal

- Bases Fundamentais da Neurologia

- Psicopatologia

- Desenvolvimento Psicomotor e Transtornos Psicomotores

- Educação Psicomotora e Educação Especial

- Avaliação Psicomotora

- A Família, a Criança e os Sintomas

- Terapia Psicomotora: Fomação e Ética

- Psicomotricidade Hospitalar

- Metodologia Científica

- Didática do Ensino Superior

Corpo Docente:

-Almir de Castro Neves Filho - M Sc

- Álvaro Jorge Madeiro Leite - D Sc

- Ana Maria Vieira Lage - D Sc

- Angélica Maria Barbosa - M Sc

- Carlos Alberto de Mattos Ferreira - D Sc

- Dayse Campos de Sousa - M Sc

- Francisco Sulivan Bastos Mota - M Sc

- José Lucivan Miranda - M Sc

- Juan Luis M. Demarchi - M Sc

- Maria Elizabeth Siqueira Lemos - M Sc

- Maria Rita Figueiredo Thompson de Cravalho - M Sc

- Neide Fernandes Monteiro Veras - D Sc

Coordenação:

Francisco Sulivan Bastos Mota

Dayse Campos de Sousa
 

CURSOS DISPONÍVEIS

 
 
CURSO DE LÍNGUAS
  OBJETIVOS

-Dominar os fundamentos da fala, escrita, leitura e entendimento das línguas;
-Dominar o vocabulário das línguas;
-Compreender as estruturas gramaticais das línguas;
-Pronunciar palavras de modo compreensível em níveis diferenciados;
-Identificar e entender expressões idiomáticas peculiares.
  LÍNGUAS OFERECIDAS

-Inglês (6 Semestres)
-Espanhol (6 Semestres)
-Francês (6 Semestres)
  PROFESSORES

-Todos os professores são formados.
  HORÁRIOS
Semana: tarde e noite
Sábado: manhã e tarde

CURSO DE LIBRAS
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Legislação sobre a Comunidade Surda
Lei 10.436 de 24 de abril de 2002.
Decreto – Lei 5626 de 22 de dezembro de 2005.
  INFORMAÇÕES GERAIS
-Curso Básico com 3 módulos de 60 h/a = 180 h/a (3 Semestres)
-O Curso de Libras é reconhecido pela Federação Nacional de Surdos.
  HORÁRIOS
Semana: Tarde ou Noite (Uma vez por semana de preferência)
Sábados: Manhã ou Tarde
CURSO DE MÚSICA
CANTO (COLETIVO)
  Teoria Musical
  Técnica Vocal
  Regência Coral
  Canto Coral
-2 semestres
-1 x por semana de 3 horas

CURSO INSTRUMENTAL (COLETIVO)
  Violão (3-5 PESSOAS)
-6 Semestres
-1 x por semana de 1 hora
  HORÁRIOS
o Semana Tarde ou Noite (Uma vez por semana de preferência)
o Sábados Manhã ou Tarde
CURSOS ADMINISTRATIVOS
ATENDIMENTO AO CLIENTE
“Como Cativar um Cliente Através de um Atendimento FANTÁSTICO”
CUIDADO COM A FUGA DOS CLIENTES
As pesquisas revelam que 68% dos clientes das empresas fogem delas por
problemas relacionados à postura de atendimento inadequada de nossa equipe.
• 68% dos clientes fogem das empresas por problemas de postura no atendimento;
• 14% fogem por não terem suas reclamações atendidas;
• 9% fogem pelo preço;
• 9% fogem por competição, mudança de endereço ou morte.
TÓPICOS A SEREM TRABALHADOS:
1. Conversando sobre Atendimento;
2. A verdadeira Necessidade;
3. Motivação e Responsabilidade;
4. O que é um Atendimento Fantástico – Inesquecível;
5. Atendimento que Gera Venda;
6. Passos para um Atendimento Fantástico;
7. Vendendo no passo a passo do Atendimento;
8. Como nosso Serviço é Percebido pelo Cliente;
9. Tipos de Clientes, como Lidar com Eles;
10. Postura de Venda no Atendimento;
11. Concorrência e Fidelização;
12. Empregabilidade, Motivos para Servir Bem.
DURAÇÃO: 8 horas
FACILITADOR:
FABRÍCIO BRANDÃO: Psicólogo Organizacional, Consultor de Empresas atuando junto a Organizações Governamentais e Privadas em toda Região Nordeste, responsável pelo Setor de Capacitação da SHAMAH CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA, atuando em projetos de estruturação, planejamento e implantação de modelos de Gestão, para Equipes de Atendimento, Equipes de Vendas, Gerencia e Supervisão, Lideranças, Coaching, RelaçõesHumanas.
Como Facilitador habitualmente trabalha com temas voltados para o Desenvolvimento Humano, visando aprendizagem e mudança de comportamento com foco em melhoria de desempenho e aumento de resultados.
Temas que costuma atuar: Atendimento, Vendas, Gerência e Supervisão, Liderança, 7 Hábitos para Vitória, As 21 Leis Irrefutáveis da Liderança, entre outros.
LIDERANÇA DE RESULTADO
“Compromisso e Assertividade, Conduzindo sua Equipe a Resultados SURPREENDENTES”
Para liderar não basta o conhecimento teórico, ou a autoconfiança, ou a experiência anterior, é necessário uma soma de vários fatores, que estão em constantemente interação e modificação. Os líderes atuais são verdadeiros camaleões, comuma capacidade de adaptabilidade incansável e extremamente eficiente.

TÓPICOS A SEREM TRABALHADOS:
1. Liderança Madura. Você é um Líder? O que é ser um Líder?;
2. Responsabilidades de um Líder;
3. Compromisso e Comprometimento;
4. Obediência a Principal Conquista;
5. Motivação Individual e Grupal;
6. Compartilhando Planos e Vitórias;
7. Leitura de Índices e Indicadores de Desempenho;
8. Orientação baseada em Indicadores de Desempenho;
9. Acompanhamento Individual e Grupal;
10. Planejamento de Atividades e Resultados;
11. Agenda de Resultados;
12. Organização do Tempo;
DURAÇÃO: 8 horas
FACILITADOR:
FABRÍCIO BRANDÃO: Psicólogo Organizacional, Consultor de Empresas atuando junto a Organizações Governamentais e Privadas em toda Região Nordeste, responsável pelo Setor de Capacitação da SHAMAH CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA, atuando em projetos de estruturação, planejamento e implantação de modelos de Gestão, para Equipes de Atendimento, Equipes de Vendas, Gerencia e Supervisão, Lideranças, Coaching, RelaçõesHumanas.
Como Facilitador habitualmente trabalha com temas voltados para o Desenvolvimento Humano, visando aprendizagem e mudança de comportamento com foco em melhoria de desempenho e aumento de resultados.
Temas que costuma atuar: Atendimento, Vendas, Gerência e Supervisão, Liderança, 7 Hábitos para Vitória, As 21 Leis Irrefutáveis da Liderança, entre outros.

MOTIVAÇÃO: 3 Hábitos Fundamentais Para a Vitória
O objetivo da Palestra consiste em gerar aprendizado conjunto, para proporcionar crescimento pessoal e organizacional a partir da sensibilização de mudanças necessárias para proporcionar a execução dos objetivos Organizacionais.
TÓPICOS A SEREM TRABALHADOS:
1. Hábitos
2. Paradigmas
3. Seja Proativo
4. Comece com Um Objetivo em Mente
5. Primeiro o Mais Importante
DURAÇÃO: 2 horas
FACILITADOR:
FABRÍCIO BRANDÃO: Psicólogo Organizacional, Consultor de Empresas atuando junto a Organizações Governamentais e Privadas em toda Região Nordeste, responsável pelo Setor de Capacitação da SHAMAH CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA, atuando em projetos de estruturação, planejamento e implantação de modelos de Gestão, para Equipes de Atendimento, Equipes de Vendas, Gerencia e Supervisão, Lideranças, Coaching, RelaçõesHumanas.
Como Facilitador habitualmente trabalha com temas voltados para o Desenvolvimento Humano, visando aprendizagem e mudança de comportamento com foco em melhoria de desempenho e aumento de resultados.
Temas que costuma atuar: Atendimento, Vendas, Gerência e Supervisão, Liderança, 7 Hábitos para Vitória, As 21 Leis Irrefutáveis da Liderança, entre outros.
 
 

EXEMPLO

 
 
Veja mais

O Projeto Vida realiza, desde 2006, atendimento de 50 crianças por ano com desnutrição grave. É mantido pela Associação Etica Onlus, de Bergamo-Italia.

Seja também um parceiro do Iprede!

 

Copyright © 2014 IPREDE - Instituto da Primeira Infância. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular