Inicio
Quem Somos
Atuação
Primeira Infância
Assistência às Famílias
Assistência às Crianças
Notícias
Ensino e Pesquisa
Doações
Indique o Site
Fale Conosco

Crianças e Famílias em harmonia

 
 

 O Iprede mantém programas nas áreas de saúde e social voltados para crianças, adolescentes e suas famílias.

 

Para a Criança

 
 



ACOLHIMENTO
 

Entendemos que sem acolher e promover a vinculação da família com a equipe, não promovemos as possibilidades de aquisição da responsabilidade esperada, no cuidar da criança desnutrida.  Sem essa garantia de estreitamento dos vínculos entre profissional e família, incorre-se no risco da alienação do próprio objeto de trabalho e dos processos de subjetivação existentes entre aquele que formalmente presta o cuidado em saúde e aquele que o recebe. Com o objetivo de promover melhor integração familiar e social e proporcionar vivências enriquecedoras para criança e seus familiares, foi criado o setor de Acolhimento, que realiza processos interativos entre crianças e famílias, compartilhando saberes, necessidades e possibilidades para melhoria da qualidade de vida destas pessoas.

MEDIAÇÃO
 

Estudos recentes têm nos mostrado que as crianças que apresentam problemas de desnutrição, automaticamente, sofrem atrasos em seu desenvolvimento psicomotor, emocional e social, e que através do estimulo das áreas comprometidas poderão ter uma melhor qualidade de vida e uma melhor aprendizagem. Nesta perspectiva, procuramos desenvolver este trabalho no IPREDE criando o setor de Mediação, onde profissionais competentes e comprometidos com a relação humana poderão ajudar essas crianças em seu desenvolvimento, estimulando sua área comprometida e orientando seus pais e/ou familiares.

CRESCENDO COM SAÚDE

O objetivo principal das atividades realizadas no grupo Crescendo com Saúde é a prevenção da desnutrição através do atendimento de crianças eutróficas, desde o nascimento até a idade de dois anos. Nesse grupo priorizamos a educação nutricional. A mãe de crianças em aleitamento materno recebe todo apoio e orientações necessárias para poder amamentar seu filho sem grande intercorrências.O apoio a esta mãe continua no período do início da alimentação complementar,período este, onde ocorre um aumento no déficit de peso da criança decorrente do despreparo da mãe ou cuidador em oferecer alimentos adequados para as crianças. As mães de crianças nesse período da alimentação infantil participam de oficinas interativas, sendo utilizado para isso equipamentos multimídia e práticas alimentares na cozinha pedagógica.  A avaliação das crianças é feita através da avaliação antropométrica, bem como da mãe ou cuidador e é aplicado no início do acompanhamento, no meio e no final um instrumento de avaliação do conhecimento, atitude e prática (CAP) da mãe em relação a amamentação e alimentação saudável.

VIGILÂNCIA NUTRICIONAL

As crianças atendidas no grupo de Vigilância Nutricional apresentam leves déficits pôndero-estaturais, no entanto, não são consideradas desnutridas pela nova classificação da OMS/SISVAN, mas de acordo com os critérios apresentam uma condição de risco nutricional.             As atividades neste grupo são voltadas para recuperação da condição nutricional da criança, e  portanto, a prevenção da evolução insatisfatória à formas de desnutrição moderadas ou graves.As atividades são prioritariamente voltadas para a educação nutricional e realizadas por equipe multiprofissional com atendimento em grupo, e foca seus  esforços na prevenção da  desnutrição e déficits de desenvolvimento de crianças menores de cinco anos e  no desenvolvimento de novas tecnologias sociais transformadoras de
conhecimentos, atitudes e práticas em  relação ao crescimento e desenvolvimento infantil.

INTERVENÇÃO 

Em março de 2004, o IPREDE firmou convênio com o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP), da Faculdade de Medicina da UFC. A parceria tem como objetivo auxiliar, diagnosticar e intervir no desenvolvimento de crianças com comprometimento neuropsicomotor e sensorial, através da atuação de uma equipe multidisciplinar especializada composta por Assistente Social, Psicólogo, Neurologista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional. Todo o trabalho é realizado com enfoque na realidade sócio-econômica e emocional da clientela

PSICOMOTRICIDADE
 

O programa já está sendo desenvolvido no IPREDE e visa trabalhar de forma mais intensa a estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor das nossas crianças, bem como prevenir problemas de relacionamento familiar e social e dificuldades de aprendizagem, que possam vir ocorrer com estas crianças, devido seu déficit global. O trabalho objetiva ainda uma boa orientação em seu comportamento diário, devido ao fortalecimento dos limites sociais, e o fortalecimento da compreensão de seus pais e familiares sobre a importância do brincar, e da relação afetiva para seu desenvolvimento físico e mental, possibilitando uma melhor integração familiar e social.

PROGRAMA OBESIDADE

Este programa atende crianças e adolescentes (0 a 19 anos de idade) e tem como principal objetivo proporcionar, através de atendimento por equipe interdisciplinar, à criança, adolescente e a seus familiares um tratamento adequado aos problemas de sobrepeso e obesidade, além de promover cursos, treinamentos e seminários de educação continuada para a equipe de profissionais.
 

 

Para a Família

 
 


MÃE COLABORADORA 

É um projeto de inclusão social e melhoria das condições de vida de mulheres e crianças. O projeto prevê a utilização de modalidades criativas de ensino-aprendizagem nas áreas de educação de adultos, artes, grupos de convivência e empreendedorismo, e as mães freqüentam por seis meses estágios remunerados no IPREDE, em simultâneo com a sua formação.

MÃE IDÉIA 

Está sendo desenvolvido com a UNICEF e com consultoria da
EDISCA e é um projeto de inclusão social e melhoria das condições de vida de mulheres com foco no desenvolvimento da cidadania, da educação, em competências de auto-cuidado, de fortalecimento da auto-estima e de criação de capacidades empreendedoras no mundo do trabalho ao longo de um ano para cada grupo de mulheres.


ALFABETIZAÇÃO

O IPREDE capacitou 10 Alfabetizadores no programa BB Educar e está criando um Núcleo de Alfabetização articulado com os programas do MEC, através do qual estamos promovendo programas continuados de Educação de Adultos para jovens, mães e outros adultos do universo iprediano, bem como nas comunidades respectivas, na área metropolitana de Fortaleza, com particular incidência no município da capital.

INCLUSÃO DIGITAL 

O Laboratório de Informática do IPREDE atua com incidência especial nas crianças e adolescentes e nas mães do universo iprediano, que integrem ou não outros programas da instituição, quer sejam membros das famílias das nossas crianças (pais, irmãos, etc), numa perspectiva de abertura a novas oportunidades e de acesso a fontes de renda sustentável.

GRUPO DE CUIDADORES

Promove o fortalecimento das competências intrapessoais e interpessoais dos cuidadores das crianças assistidas na instituição.

 

Projetos em parceria

 
 
Etica Onlus

PROJETO VIDA - ETICA ONLUS

O Projeto Vida é mantido pela Associação Etica Onlus, de Bergamo- Italia, desde 2006.

 

Realiza atendimento de 50 crianças por ano com desnutrição grave, através do custeio dos honorários de uma nutricionista e uma auxiliar de enfermagem, além de suprimentos médicos e minerais para as crianças.

 

Graças a essa parceria com a Associação Etica Onlus, nos últimos três anos, 150 crianças com desnutrição grave foram recuperadas com tratamento e, em 2009, mais outras 50 crianças estão sendo atendidas pelo Projeto Vida.

 

A Associação Etica Onlus existe há 12 anos e também realiza outros projetos de cooperação e assistência no Ceará, em instituições como a Associação Peter Pan, MST, Piamarta, Organização Barreirense Amigo Solidára, além do Iprede.

 

EXEMPLO

 
 
Veja mais

O Projeto Vida realiza, desde 2006, atendimento de 50 crianças por ano com desnutrição grave. É mantido pela Associação Etica Onlus, de Bergamo-Italia.

Seja também um parceiro do Iprede!

 

Copyright © 2014 IPREDE - Instituto da Primeira Infância. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular