Inicio
Quem Somos
Atuação
Primeira Infância
Assistência às Famílias
Assistência às Crianças
Notícias
Ensino e Pesquisa
Doações
Indique o Site
Fale Conosco

Áreas de Atuação

 
 
Ajude o IPREDE


 O IPREDE realiza atividades assistenciais e educacionais a crianças desnutridas e suas famílias através de sete programas distintos:

Acolhimento

Núcleo de Crescimento

Núcleo de Desenvolvimento

Núcleo de Competências Familiares

Núcleo de Psicomotricidade

Núcleo de Sobrepeso e Obesidade

Núcleo de TDHA

 

Acolhimento

 
 
Tomando por base o conceito que afirma ser o ato de acolher uma ação prioritária de uma política de favorecimento à cidadania e de acesso a direitos, o SETOR DE ACOLHIMENTO DO IPREDE foi criado como sendo o primeiro passo para todo um itinerário de atendimento interdisciplinar, destinado tanto às crianças em tratamento na instituição, como à suas famílias.
 

Núcleo de Crescimento

 
 
Consiste em um programa que abrange três ações básicas de assistência à criança com graus variados de desnutrição e suas famílias, além de um Núcleo de Educação Nutricional (NUCEN)responsável por toda a orientação nutricional dispensada no programa.

Crescendo com Saúde

Realiza acompanhamento de crianças de 0 a 2 anos em aleitamento materno exclusivo ou predominante através de oficinas interativas com atendimento em grupo, com utilização de equipamentos multimídia e da cozinha pedagógica. Encontra na orientação nutricional seu principal foco.

Vigilância Nutricional

Realiza acompanhamento de crianças em risco nutricional, ou seja, que apresentam leves déficits de peso e estatura, através de equipe multidisciplinar. O atendimento é feito em grupo através de oficinas interativas com a utilização de equipamentos multimídia e cozinha pedagógica focando a educação nutricional e a prevenção da evolução do estado nutricional da criança à formas graves e moderadas de desnutrição.

Intervenção Nutricional

Realiza acompanhamento de crianças com formas moderadas e graves de desnutrição além de crianças com desnutrição secundária à patologias diversas.O atendimento é feito de forma individual e personalizada com foco na recuperação ou melhoria do estado nutricional da criança.Também oferece apoio e educação nutricional as mães ou acompanhantes.
 

Núcleo de Desenvolvimento

 
 
O Programa de Desenvolvimento Infantil se caracteriza pelo respeito à complexidade do fenômeno e um olhar interdisciplinar para compreender o sujeito em desenvolvimento, no caso, a criança nas suas relações com a mãe, familiares, comunidade e sociedade.
Baseia-se em duas ações distintas:


Mediação

Realiza atividades visando potencializar o desenvolvimento de crianças na faixa etária entre 0 e 9 anos e 11 meses, que estejam submetidas a situações de vulnerabilidade social e o fortalecimento do vínculo na díade cuidador- criança.

Intervenção

Realiza atendimento multiprofissional visando avaliar e intervir na criança com problema de desenvolvimento e sua família, possibilitando oportunizar suas capacidades enquanto sujeito.
 

Núcleo de Competências Familiares

 
 
Desenvolve projetos e atividades de inclusão social, melhoria das condições de vida e acesso a direitos, com ações voltadas para o auto-cuidado, cuidado com o outro e principalmente, cuidado e desenvolvimento das crianças. Baseia-se em três ações distintas:

Mãe Colaboradora

Realiza  ações de formação que possam construir capacidade para o desenvolvimento  de uma função laboral e suas especificidades, além de possuir um programa de treinamento sobre cuidados com a criança. Realiza aconselhamento psicológico de acordo com a demanda necessária.

Grupo de Cuidadores

Promove o fortalecimento das competências intrapessoais e interpessoais dos cuidadores das crianças assistidas na instituição.

Mãe Acolhedora

O projeto capacita as mães participantes no que se refere aos cuidados necessários à promoção da saúde da criança na primeira infância, através de um programa de treinamento em conteúdos específicos, voltado principalmente para a ludicidade,  tornando-as capazes de realizar atividades nas salas de acolhimento do IPREDE,  de forma que  possam orientar outras mães assistidas e acolhidas na instituição.

A dinâmica do projeto utiliza modalidades criativas de ensino-aprendizagem, de forma que esta mulher possa também redirecionar projetos pessoais, melhorar o relacionamento familiar, o cuidado com o desenvolvimento dos filhos, além de contribuir para a formação de outras mulheres, e, principalmente, acolher da melhor forma crianças e familiares atendidos no IPREDE.


 

Núcleo de Psicomotricidade

 
 
Proporcionar a díade mãe/criança vivências corporais que favoreçam o desenvolvimento neuropsicomotor e a interrelação sócio-familiar.

Atividades com Crianças

Realiza atividades para prevenir dificuldades de aprendizagens atuando com a Educação Psicomotora na estimulação das praxias globais e finas, além de fortalecer a tomada de consciência corporal, a estruturação no tempo e espaço, como via de acesso ao fortalecimento de sua autonomia e favorecer melhor a relação com o objeto, com o outro, consigo mesmo e possibilitar sua adaptação ao meio familiar e social.
 

Núcleo de Sobrepeso e Obesidade

 
 
Tem como base um processo de mudança de estilo de vida, através de atendimentos individuais, palestras e oficinas educativas com o objetivo de potencializar e habilitar as crianças, adolescentes e familiares para adoção de comportamentos adequados à melhoria da qualidade de vida. Apoiados numa visão de totalidade, uma vez que reúne atividades de diversas áreas que atuam de forma integrada, e numa perspectiva técnica-científica e humanista.
 

Crianças com Déficit de Atenção e Hiperatividade

 
 
A assistência ao Transtorno do Déficit da Atenção e Hiperatividade (TDAH ) visa melhorar atividade acadêmica, social e familiar da criança, através de medicamentos, alimentos adequados, reeducação psicomotricista e terapia emocional. O tratamento consiste na orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas ensinadas ao portador. Equipe: Pediatra, Neuropediatra, Psiquiatra, Psicólogo, Psicopedagoga, Nutricionista, Psicomotricista.
 
 

EXEMPLO

 
 
Veja mais

O Projeto Vida realiza, desde 2006, atendimento de 50 crianças por ano com desnutrição grave. É mantido pela Associação Etica Onlus, de Bergamo-Italia.

Seja também um parceiro do Iprede!

 

Copyright © 2014 IPREDE - Instituto da Primeira Infância. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular