Inicio
Quem Somos
Atuação
Primeira Infância
Assistência às Famílias
Assistência às Crianças
Notícias
Ensino e Pesquisa
Doações
Indique o Site
Fale Conosco

A importância da mãe

 
 
O Iprede entendeu que para chegar a resultados satisfatórios no que refere-se à saúde da criança, é preciso também lançar um olhar sobre as famílias, principalmente sobre as mães, que, na maior parte das vezes, são o centro de agregação das famílias. Por isso, vem realizando um consistente trabalho que tem como objetivo a transformação social da realidade em que vivem.

O trabalho junto às famílias contribui para a quebra da cadeia da miséria em que estão inseridas.  O Iprede fomenta oportunidade aos familiares ou responsáveis para o crescimento humano, através de programas para inclusão social e melhoria das condições de vida.

São projetos como o “Mãe Colaboradora”, “Mãe Aprendiz”, “Cozinha Pedagógica”, dentre outros; atividades permanentes nos Grupos de Convivência, Terapia de Grupo, etc; além de outras atividades pontuais e realização de eventos. Todos voltados para o crescimento pessoal.
 

Assistência às Famílias

 
 
Assistência à criança
Grupos de Convivência
Espaço destinado à escuta atenta das mulheres por intermédio de ações de terapia de grupo e psicomotricidade. Grupos de 15-20 mulheres participam de sessões em grupo com duração de 50 minutos.
A partir dessa atividade, a equipe de profissionais identifica as mulheres que estão em situações de risco ou vulnerabilidade ou aqueles em franco sofrimento emocional.
Para as primeiras, é oferecido atendimento em grupo (PSICOTERAPIA DE GRUPO) e para as segundas, assistência individual (PSICOTERAPIA BREVE, DE APOIO).


Projeto Encontro
Programa de educação nutricional, onde as mães são orientadas em como aproveitar e preparar adequadamente os alimentos, visando a mudança de comportamento e hábito alimentar, que refletirá na evolução do estado nutricional e melhora da qualidade de vida das mesmas.


Subprograma de Tratamento de Sobrepeso e Obesidade
Tem como objetivo promover a mudança de comportamento, através da adoção de hábitos duráveis de vida saudável por todos os membros da família, ensejando a redução (e se possível a eliminação) da relação difícil do indivíduo com o seu corpo e os alimentos, bem como a redução das morbidades decorrentes da obesidade.


Subprograma de Desenvolvimento de Mulheres
Tem como objetivo possibilitar as mães/cuidadoras do público assistido pelo IPREDE, redirecionar projetos pessoais, melhorar o relacionamento familiar e o cuidado com o desenvolvimento dos filhos, recebendo ainda noções preliminares, quanto ao mercado de trabalho e empreendedorismo.

Projeto Mãe Colaboradora
A inclusão social e a melhoria das condições de vida são os objetivos propostos pelo projeto, no sentido de desenvolver com essas mulheres - mães de crianças assistidas pela instituição - uma forma de aprendizagem e de ampliação de seus hábitos na direção dos cuidados e do desenvolvimento com seus filhos.

  
Projeto Conviver
Com o objetivo de proporcionar um espaço de escuta para as demandas das mulheres, que têm crianças sendo assistidas pelo IPREDE, pretende através de sessões grupais, contribuir para recuperar a vitalidade e o bem estar emocional das mães, resgatando a capacidade de expressão, reduzindo as tensões psíquicas e promovendo o fortalecimento da auto-estima. 

 
Projeto Saúde da Mulher
O objetivo desse projeto é desenvolver uma ação preventiva na saúde da mulher/mãe, através do acompanhamento e tratamento nas áreas de Ginecologia e Odontologia, já que esse tipo de problema é de grande repercussão negativa, na saúde e educação dos filhos.


Projeto Mãe Idéia
Projeto de inclusão social e melhoria das condições de vida de mulheres, com foco no desenvolvimento da cidadania, educação, competências de auto-cuidado, fortalecimento da auto-estima e criação de capacidades empreendedoras para o mercado de trabalho.

Inclusão Digital
O Laboratório de Informática do Iprede oferece cursos e ações de Inclusão Digital, com atenção especial às crianças, adolescentes e mães do universo iprediano, numa perspectiva de abertura a novas oportunidades e de acesso a fontes de renda sustentável.


Inclusão Profissional
Tem como objetivo promover o desenvolvimento humano, a autonomia e o aumento da renda das famílias em situação de risco ou abaixo da linha da pobreza, através de métodos de capacitação, formação, orientação, colocação no mercado, dentre outros, que assegurem a inclusão profissional e a empregabilidade das pessoas de forma sustentável. Por se tratar de um programa ainda em desenvolvimento seu orçamento está dividido em duas fases: implantação e execução operacional.
 
 

EXEMPLO

 
 
Veja mais

O Projeto Vida realiza, desde 2006, atendimento de 50 crianças por ano com desnutrição grave. É mantido pela Associação Etica Onlus, de Bergamo-Italia.

Seja também um parceiro do Iprede!

 

Copyright © 2014 IPREDE - Instituto da Primeira Infância. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular