Inicio
Quem Somos
Atuação
Primeira Infância
Assistência às Famílias
Assistência às Crianças
Notícias
Ensino e Pesquisa
Doações
Indique o Site
Fale Conosco

Assistência às Crianças

 
 
Saiba Mais

O IPREDE conta atualmente com equipes multiprofissionais capacitadas para prestar assistência às necessidades globais do crescimento e desenvolvimento da criança. Profissionais de Nutrição, Medicina, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicomotricidade e Serviço Social prestam atendimento de forma individual e em grupo com atividades de atendimento globalizado das crianças desnutridas, com  desenvolvimento psico-social, estimulação precoce e terapêuticas individuais. Atividades de consultoria, treinamento, supervisão e pedagógica também estão no escopo do trabalho de sua equipe em qualquer das áreas  de atuação.As atividades do IPREDE são realizadas em regime ambulatorial, face à diminuição das formas graves de desnutrição com indicação de hospitalização e sua inserção no SUS-Ceará.

 

Conheça o que o Iprede faz pelas crianças

 
 
Projetos para famílias

Atenção à Criança


Acolhimento e Mediação

Promoção do desenvolvimento, com espaços de atividades para cada faixa etária.Trata-se de uma importante ferramenta desenvolvimento humano inédita no País, que visa fortalecer as competências familiares e promover o afeto e apego entre o binômio mãe e filho. É uma ação comum promovida para todas as crianças que chegam ao Iprede. Equipe: Assistente Social, Pediatra, Neuropediatra, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Psicomotricista. 

Crianças com Desnutrição
Ao chegar ao IPREDE, a criança e sua mãe são acolhidos por uma equipe treinada e realiza avaliação antropométrica para determinar se apresenta algum grau de desnutrição, em seguida, caso preencha os critérios para abertura de prontuário, é aceita em programa específico para a sua condição e encaminhada para o atendimento com a equipe multiprofissional.Na área nutricional, as ações consistem em orientação para uma alimentação saudável, desde a aquisição, acondicionamento e preparo dos alimentos, visando evolução satisfatória do estado nutricional, além de orientações de educação nutricional. Na área clínica, recebe atendimento médico especializado feito por uma equipe de pediatras através de ações de tratamento e prevenção de infecções, vacinação e suplementação de vitaminas e minerais, entre outras, proporcionando condições adequadas ao seu crescimento. Fazem parte do plano terapêutico o acompanhamento social da criança
e sua família,prestando todo o apoio e orientações para que esta família possa exigir e exercer sua cidadania.Cada criança recebe, como parte do tratamento, alimentos não-perecíveis e leite em pó. Equipe:Médico, Nutricionista, Assistente Social, Enfermeira e Odontóloga.
 

Crianças com Déficit de Desenvolvimento

Crianças com desnutrição podem apresentar déficit de desenvolvimento, comprometendo a sua capacidade motora, cognitiva e sensorial. Para reverter e minimizar esses problemas, são desenvolvidas atividades visando melhorar a capacidade funcional da criança, bem como atuar sobre alterações específicas apresentadas seja de ordem motora, cognitiva e sensorial. Equipe: Médico, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Pedagogo, Neurologista.
 

Crianças com Sobrepso ou Obesidade

Tem como base um processo de mudança de estilo de vida, através de atendimentos individuais, palestras e oficinas educativas com o objetivo de potencializar e habilitar as crianças, adolescentes e familiares para adoção de comportamentos adequados à melhoria da qualidade de vida. Apoiados numa visão de totalidade, uma vez que reúne atividades de diversas áreas que atuam de forma integrada, e numa perspectiva técnica-científica e humanista, o programa tem ainda como objetivo capacitar os profissionais de diversas áreas do conhecimento para atuar no combate à doença, que pode causar alterações metabólicas importantes na vida da criança ou adolescente.  Equipe: Médico Pediatra, Endocrinologista, Nutricionista, Educador Físico, Psicólogo, Fonoaudiólogo.
 

Crianças com Déficit de Atenção e Hiperatividade 
Visa efetuar ou afastar o diagnóstico e identificar presença ou não de comorbidades psiquiatras ou neurológicas.A assistência ao Transtorno do Déficit da Atenção e  Hiperatividade (TDAH )visa melhorar atividade acadêmica, social e familiar da criança, através de medicamentos, alimentos adequados, re-educação psicomotricista e terapia emocional. O tratamento consiste na combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas ensinadas ao portador. Equipe: Pediatra, Neuropediatra, Psiquiatra, Psicólogo, Psicopedagoga, Nutricionista, Psicomotricista.

Crianças com Dificuldades Sensoriais, Perceptivas e Motoras
Identifica, avalia e intervém nas dificuldades apresentadas pela criança, reforçando a base sensório-perceptivo-motor, que é indispensável na contribuição do processo de educação e reeducação psicomotoras. O tratamento atua na organização das sensações, das percepções e nas cognições, visando a sua utilização em respostas adaptativas previamente planificadas e programadas. Equipe: Profissionais de saúde com base em psicomotricidade.

 

 

Como funciona o atendimento

 
 
Assistência à mulher


Crianças em Primeiro Lugar

As atividades são realizadas em ambientes adequadamente estruturados (equipamentos, ambiente físico) e são desenvolvidas nos  setores de  ACOLHIMENTO, MEDIAÇÃO, INTERVENÇÃO, PSICOMOTRICIDADE E NUTRIÇÃO.

Acolhimento
Local de primeiro contato da criança e sua mãe com a Instituição, depois da parte documental; trata-se de recepção afetiva e cidadã de crianças e famílias, mediadas por atividades lúdicas.
Em seguida, as crianças são submetidas à avaliação inicial do DESENVOLVIMENTO; neste momento, é definido a condição e necessi-dade básica de assistência para a criança.

Mediação
Desenvolvimento da criança e o resgate de sua dignidade e cidadania.
Aqui o foco é o desenvolvimento humano, reconhecendo que as condições para uma vida adulta saudável são frutos das experiências de vida da primeira infância (primeiros seis anos de vida). Assim, atender a criança integralmente significa possibilitar que ela organize suas experiências de ser criança de tal maneira que sejam atendidas suas necessidades humanas essenciais, ou seja, de transitar de sua condição biológica para um ser da cultura, com identidade e subjetividade próprias e singulares. A perspectiva também se apóia na concepção de cidadania, ou seja, o IPREDE na relação com sua clientela pauta-se pelo reconhecimento de direitos e trata-a na sua qualidade de demandante por direitos, cientes da condição de excluídos e em busca de parceiros solidários.

Intervenção
Tem como objetivo avaliar  e intervir nos distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor e sensorial em crianças de risco, com intervenção precoce através de técnicas especializadas e equipe multidisciplinar, com enfoque na realidade sócio-econômica e emocional da criança e respectiva família, visando a aquisição máxima das competências físicas, sensoriais e sociais dos usuários.

Psicomotricidade
      A psicomotricidade percebe o indivíduo como um ser integrado, trabalha com as sua interações interações cognitivas, emocionais, simbólicas e sensoriomotoras, bem como sua capacidade de ser e de se expressar em um contexto psicossocial. Em crianças procura favorecer o desenvolvimento neuropsicomotor e a relação com o objeto, com o outro, consigo mesmo possibilitando sua adaptação ao meio familiar e social.

Nutrição
Programa transdisciplinar de atenção padronizada à criança com problemas nutricionais; a gravidade do estado nutricional (condição leve, moderada ou grave) definirá o programa a ser seguido.  O enfoque é a orientação para uma alimentação saudável, desde a aquisição, acondicionamento e preparo dos alimentos, e ainda complementação de vitaminas e minerais, prevenção e tratamento de parasitoses, diarréias, infecções respiratórias, dermatoses e anemia, proporcionando condições adequadas ao crescimento e desenvolvimento.


 

 

EXEMPLO

 
 
Veja mais

O Projeto Vida realiza, desde 2006, atendimento de 50 crianças por ano com desnutrição grave. É mantido pela Associação Etica Onlus, de Bergamo-Italia.

Seja também um parceiro do Iprede!

 

Copyright © 2014 IPREDE - Instituto da Primeira Infância. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular