Inicio
Quem Somos
Atuação
Primeira Infância
Assistência às Famílias
Assistência às Crianças
Notícias
Ensino e Pesquisa
Doações
Indique o Site
Fale Conosco

Quem Somos

 
 
Saiba Mais

A Entidade


O Instituto da Primeira Infância- IPREDE,  é uma ONG com 27 anos de atuação no combate à desnutrição infantil. É referência nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil no tratamento do problema. Tem como missão  promover a saúde da criança, do adolescente e de suas famílias, com ênfase na nutrição e no desenvolvimento humano, produzindo tecnologias sociais replicáveis.



Conta atualmente com equipes multiprofissionais capacitadas para prestar assistência às necessidades globais de nutrição, crescimento e desenvolvimento da criança. 


Mantém em seu quadro profissionais de Nutrição, Medicina, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia,  Odontologia, Pedagogia, Assistência  Social, Enfermagem e Psicomotricidade que prestam atendimento em base individual, em grupo e em atividades de estimulação precoce e terapêutica. Tem utilizado e testado os protocolos de atendimento para crianças desnutridas propostos pela Organização Mundial da Saúde.



Atividades de consultoria, treinamento e supervisão também são atribuições de sua equipe em qualquer das áreas acima citadas. Suas atividades são realizadas em regime ambulatorial, face à diminuição das formas graves de desnutrição com encaminhamento de hospitalização, quando necessário, e acompanhamento após a alta hospitalar.



Na área de ensino e pesquisa, é campo de estágio em Medicina, Nutrição, Odontologia, bem como destaca-se na realização de cursos, simpósios, seminários, jornadas e outros eventos relacionados à saúde.



As atividades são realizadas em ambientes adequadamente estruturados e desenvolvidas no Centro de Excelência em Nutrição e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Centro de Estudos e Pesquisas, Cozinha Pedagógica e Industrial e Laboratório de Informática.



Missão

“Assegurar à criança e ao adolescente o respeito e a dignidade, através do desenvolvimento sadio e harmonioso, com ações pautadas em estudos e pesquisas científicas voltadas para a prevenção de distúrbios de nutrição e a excepcionalidade”.


 

 

Direção

 
 

Presidente: Sulivan Mota


Vice-presidente: Marcus Vinicius Menezes


Diretora administrativo-Financeira: Glória Marinho


Coordenador  Técnico-Científico: Álvaro Madeiro Leite


 


 

 

Estrutura

 
 

Estrutura

Centro de Excelência em Nutrição e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente

Este centro compreende o Núcleo de Atenção à Criança e ao dolescente Ana Amélia Bezerra de Menezes, Núcleo de Promoção do Desenvolvimento da Criança e da Família Dr. Carlos Alberto Studart e Estação Conviver Tarcísio Mota Sá

-Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente Ana Amélia Bezerra de Menezes

Constituído dos serviços de recepção, cadastramento, serviços de avaliação nutricional e de desenvolvimento, acolhimento, fraldário, sala de vacinação, sala de procedimentos de enfermagem,  posto de distribuição de medicamentos e alimentos e 22 consultórios para atendimento de médico pediatra, nutricionista, assistente social, enfermeiro, endocrinologista e odontólogo.

-Núcleo de Promoção do Desenvolvimento da Criança e da Família Dr. Carlos Alberto Studart

Possui laboratórios nas modalidades de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, estimulação visual, estimulação auditiva, linguagem alternativa, psicomotricidade; além de salas para mediação do desenvolvimento infantil, espaços focados no desenvolvimento familiar, como os grupos de convivência para as mães, ginecologia, profissionalização e oficinas de artes.

-Estação Conviver Tarcísio Mota Sá

Destinada a terapias alternativas de promoção do desenvolvimento humano, como massoterapia, palestras de educação em saúde, utilização de plantas medicinais, entre outras.

Centro de Estudos e Pesquisas


Com cinco salas, além de um mini-auditório com capacidade para 120 pessoas, o Centro de Estudose Pesquisasdo Iprede é um importante espaço da instituição que produz e distribui conhecimento técnico-científico para o Ceará e para o País.
O espaço promove cursos, especializações, seminários, oficinas, entre outros, sendo também mais uma forma de sustentabilidade financeira para a instituição. O espaço também é alugado para eventos.


Cozinhas Pedagógica e Industrial

Proporciona estudos avançados na área nutricional e cursos em geral, dando suporte ao aprendizado de mães, profissionais, sociedade e também sustenta a demanda de alimentação da clientela atendida pela instituição.

Laboratório de Informática
Importante instrumento de qualificação e cidadania, não só para as mães e familiares das crianças atendidas, mas também para a comunidade, uma vez que oferece cursos de informática diversos a preços populares. Conta com equipamentos modernos, climatização e capacidade para 22 alunos por aula.
 

O Iprede hoje- Uma nova compreensão do problema

 
 

O IPREDE é uma ONG com 27 anos de atuação no combate à desnutrição infantil. É referência nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil no tratamento do problema. O trabalho do IPREDE, nos primeiros anos de sua existência, visou exclusivamente a intervenção no problema da desnutrição em crianças de 0 a 60 meses, além da prestação de assistência sócio-educacional às famílias.


Os resultados alcançados foram bastante expressivos, mas apesar disso, o esforço do IPREDE não se mostrou suficiente para vencer o ciclo da exclusão social. Ficava evidente que o problema não podia ser enfrentado dessa forma, pois a cada novo filho, a mesma mãe voltava a recorrer ao Iprede.


A compreensão do problema enfrentado pelo IPREDE precisou amadurecer. O foco passou a ser as causas da exclusão social que levava as famílias à situação de risco. Por isso, sua atuação cresceu.


Hoje tem como missão assegurar à criança e ao adolescente o respeito e a dignidade, através do desenvolvimento sadio e harmonioso, com ações pautadas em estudos e pesquisas científicas voltadas para a prevenção de distúrbios de nutrição e do desenvolvimento neuropsicomotor.


Atua na prevenção e tratamento de distúrbios nutricionais infanto-juvenis, como a desnutrição, o sobrepeso e a obesidade, bem como na promoção do desenvolvimento de crianças e adolescentes e da inclusão social de suas famílias.


Os projetos atuais do IPREDE trabalham não apenas a saúde da criança, mas seu desenvolvimento de uma forma global (físico, psicológico, humano e social), assim como a socialização das mães ou responsáveis.


O trabalho junto às famílias contribui para a quebra da cadeia da miséria em que estão inseridas. Criamos oportunidades para os familiares ou responsáveis para o desenvolvimento humano, através de programas para inclusão social e melhoria das condições de vida.


 

 

EXEMPLO

 
 
Veja mais

O Projeto Vida realiza, desde 2006, atendimento de 50 crianças por ano com desnutrição grave. É mantido pela Associação Etica Onlus, de Bergamo-Italia.

Seja também um parceiro do Iprede!

 

Copyright © 2014 IPREDE - Instituto da Primeira Infância. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular