Inicio
Quem Somos
Atuação
Primeira Infância
Assistência às Famílias
Assistência às Crianças
Notícias
Ensino e Pesquisa
Doações
Indique o Site
Fale Conosco

14/03/2012 - Presidente do Iprede participa de curso sobre primeira infância em Harvard

 
 

Por Assessoria de Imprensa

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

Presidente do Iprede participa de curso sobre primeira infância em Harvard


O curso pretende engajar políticos, gestores públicos e do terceiro setor em um diálogo em termos da ciência do desenvolvimento da Primeira Infância


*Foto publicada no Jornal Diário do Nordeste, em 08/02/09


O presidente do Instituto da Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano (Iprede), médico pediatra Sulivan Mota, está na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts (EUA) participando do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, de 11 a 16 de março. 
 
Trata-se de uma iniciativa que pretende engajar políticos, gestores públicos e do terceiro setor em um diálogo em termos da ciência do desenvolvimento da Primeira Infância e como as lideranças públicas podem aplicar a ciência para minimizar alguns dos maiores problemas sociais brasileiros. Baseado nas mais recentes pesquisas nos campos das ciências biológicas, comportamentais e sociais, assim como nas estratégias de desenvolvimento institucional e de lideranças, o programa vai apresentar, aos formuladores de políticas públicas e aos gestores sociais, a base de conhecimento e as ferramentas necessárias para a concepção e implementação de políticas e programas sociais mais eficazes. O programa vai culminar com o desenvolvimento, por cada um dos participantes, de uma proposta de projeto de base científica para fortalecer as políticas ou programas de primeira infância em sua região ou área de atuação.
 
O foco na primeira infância é um dos pilares da atuação do Iprede, que há 26 anos é referência no combate à desnutrição no Ceará. A instituição vem se estruturando para tornar-se um centro de referência da primeira infância não só no Estado como no País e, por isso, se capacita para assumir esse protagonismo.
 
A primeira infância é o período que compreende desde o nascimento até os seis anos da criança. Trata-se de uma fase considerada primordial para o desenvolvimento de suas estruturas física e psíquica e de suas habilidades sociais. As experiências desse período são determinantes na formação da criança, na relação que mantém com as pessoas que a rodeiam e a influenciam por toda a vida. Esta é também uma fase de maior vulnerabilidade, que demanda proteção especial e um ambiente seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento de suas potencialidades.
 
Desde 2008, o Iprede e outras organizações do Ceará criaram a Rede Estadual pela Primeira Infância, que visa lutar por políticas públicas voltadas para este público.

Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentário:
O que está escrito na imagem ?
 
 

Notícias 2012

 
 
 

Artigos

 
 
 

EXEMPLO

 
 
Veja mais

O Projeto Vida realiza, desde 2006, atendimento de 50 crianças por ano com desnutrição grave. É mantido pela Associação Etica Onlus, de Bergamo-Italia.

Seja também um parceiro do Iprede!

 

Copyright © 2014 IPREDE - Instituto da Primeira Infância. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular