Inicio
Quem Somos
Atuação
Primeira Infância
Assistência às Famílias
Assistência às Crianças
Notícias
Ensino e Pesquisa
Doações
Indique o Site
Fale Conosco

05/03/2011 - Iprede recebe psicomotricista uruguaio em curso de especialização

 
 

Por Assessoria de Imprensa

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

EDUCAÇÃO E SAÚDE


Iprede recebe psicomotricista uruguaio em curso de especialização


O Instituto de Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano (Iprede), instituição que há 26 anos assiste crianças com desnutrição e vem focando suas atividades no desenvolvimento da primeira infância (período de zero a seis anos) recebe o psicomotricista uruguaio Juan Mila Demarchi, que é professor Honoris Causa pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxamento, na França e doutorando em Educação pela Universidade de Murcia, na Espanha.


Ele participa como professor convidado da programação do Curso de Especialização em Psicomotricidade Clínica, realizado pelo Departamento de Saúde Materno Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria Iprede.


O curso, voltado para profissionais de nível superior que atuam nas áreas da saúde e educação, visa formar especialistas em psicomotricidade clínica para atuar na prevenção, avaliação e intervenção terapêuticas, aplicadas aos múltiplos campos da saúde e educação.


A psicomotricidade é uma área do conhecimento que integra as interações cognitivas, emocionais, simbólicas e sensoriomotoras do ser humano, bem como, a sua capacidade de ser e de expressar-se em um contexto psicossocial, numa visão holística de pessoa. Por isso, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento harmônico da personalidade do ser.


Tem como objeto de estudo o homem através do corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, possibilitando o desenvolvimento de possibilidades para perceber, atuar e agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.


Saiba mais


A psicomotricidade é uma especialidade que faz parte da grade de assistência às crianças no Iprede e visa trabalhar de forma mais intensa a estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor das crianças, bem como prevenir problemas de relacionamento familiar e social e dificuldades de aprendizagem, que possam vir ocorrer, devido seu déficit global.



O trabalho desenvolvido pela equipe de Psicotricidade do Iprede objetiva ainda uma boa orientação no comportamento diário da criança, devido ao fortalecimento dos limites sociais, e o fortalecimento da compreensão de seus pais e familiares sobre a importância do brincar, e da relação afetiva para seu desenvolvimento físico e mental, possibilitando uma melhor integração familiar e social.


O psicomotricista trabalha com crianças em fase de desenvolvimento, mais especificamente com bebês de alto risco, com dificuldades e/ou atrasos no desenvolvimento global, pessoas portadoras de necessidades especiais (deficiências sensoriais, motoras, mentais e psíquicas), pessoas que apresentam indicadores de distúrbios sensoriais perceptivos, motores e relacionais em conseqüência de lesões neurológicas, das relações familiares e com pessoas na terceira idade.


Essas ações podem ser efetivadas em creches, escolas especiais, clínicas multidisciplinares, consultórios, clínicas geriátricas, postos de saúde, hospitais e empresas.

Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentário:
O que está escrito na imagem ?
 
 

Notícias 2012

 
 
 

Artigos

 
 
 

EXEMPLO

 
 
Veja mais

O Projeto Vida realiza, desde 2006, atendimento de 50 crianças por ano com desnutrição grave. É mantido pela Associação Etica Onlus, de Bergamo-Italia.

Seja também um parceiro do Iprede!

 

Copyright © 2014 IPREDE - Instituto da Primeira Infância. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular