Inicio
Quem Somos
Atuação
Primeira Infância
Assistência às Famílias
Assistência às Crianças
Notícias
Ensino e Pesquisa
Doações
Indique o Site
Fale Conosco

08/09/2010 - Iprede e Faculdade de Medicina/UFC trazem o escritor e médico Ronaldo Correia de Brito a Fortaleza

 
 

Por Assessoria de Imprensa

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

Iprede e Faculdade de Medicina/UFC trazem o escritor e médico Ronaldo Correia de Brito a Fortaleza


“Ronaldo Correia de Brito está forçando nossa literatura a mudar. Como suas personagens, algumas coisas serão diferentes agora.” — Correio Braziliense



O Instituto de Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano (Iprede) e Laboratório de Humanidades Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) trazem a Fortaleza, no próximo dia 16 de setembro, o escritor e médico Ronaldo Correia de Brito, autor do romance Galiléia (Alfaguara, 2008), vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura.


Ronaldo Correia de Brito lançará, na sede do Iprede, o livro de contos  RETRATOS IMORAIS, às 19h30min, e também fará a conferência “Do conto ao romance: uma conversa sobre o ato de escrever”. O evento é aberto ao público.



Sobre Retratos Imorais


“Escrevo em folhas de papel. Você recolhe e guarda, temendo desaparecerem. Alguma coisa se perderia se elas nunca fossem lidas? Talvez nada, porque escrevo apenas para me livrar da memória. Esses rabiscos são o meu esquecimento. Lembra as pinturas rupestres nas paredes da caverna que visitamos? Alguém desejava livrar-se da memória que o incomodava e pôs-se a desenhar e pintar nas pedras. Escrever é a maneira mais simples de morrer, embora muitos achem que é o único modo de permanecer vivo. Sílvia não gosta que eu fale dessas coisas, pois teme a morte. Por isso ela não dorme nunca, a não ser quando se enche de remédios.”


Retratos imorais é um livro inquietante; sua primeira impressão é a do choque. Ronaldo Correia de Brito se distancia de suas obras anteriores, amplifica as tensões íntimas de Galileia para criar uma coleção de contos cheia de fúria, de dor, que vibra com uma força criadora pouco vista na literatura brasileira.
 
Divididos em três seções, como a exposição de retratos numa galeria, os contos mostram figuras de homens e mulheres despedaçados, assombrados pela memória e pelo impacto do presente. Mãe e filho numa relação obsessiva, um garoto que sonha o grande mundo, um cirurgião que no momento crítico se sente paralisado.

No conto que dá título ao livro, um homem lancinado no leito hospitalar, arrependido da vida violenta que levou até então, nos atira no abismo. “Meu nome é Claudiney Silva. Num álbum de fotografia que hoje folheio horrorizado, apareço abraçando uma menina. É minha filha.”


Suas imagens, suas frases, seus personagens desconcertam, mas levam o leitor a um domínio mais profundo da literatura, que atinge a essência de cada um.


Sobre o autor:


Ronaldo Correia de Brito nasceu no Ceará e mora em Recife. É médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Escreveu diversos textos sobre literatura oral e brinquedos de tradição popular, e foi escritor residente da Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 2007.



É autor do romance Galileia (Alfaguara, 2008), vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura e traduzido para o francês e para o espanhol. Publicou também os livros de contos As noites e os dias (Bagaço, 1997), Faca (2003), Livro dos homens (2005), e a novela infantojuvenil O pavão misterioso (2004), lançados pela Cosac Naify.



Dramaturgo, é autor das peças Baile do menino Deus, Bandeira de São João e Arlequim. Atualmente assina uma coluna semanal na revista Terra Magazine, do Portal Terra.



Título: Retratos imorais
Autor: Ronaldo Correia de Brito
Editora: Alfaguara
Preço: R$ 33,90
Páginas: 184



SERVIÇO: Lançamento Retratos Imorais e Conferência “Do conto ao romance: uma conversa sobre o ato de escrever”
Data: 16/09/10 (quinta-feira)
Horário: 19h30min
Local: Iprede –Rua Professor Carlos Lobo, 15, Cidade dos Funcionários
Fone: (85)3218.4000


Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentário:
O que está escrito na imagem ?
 
 

Notícias 2010

 
 
 

Artigos

 
 
 

EXEMPLO

 
 
Veja mais

O Projeto Vida realiza, desde 2006, atendimento de 50 crianças por ano com desnutrição grave. É mantido pela Associação Etica Onlus, de Bergamo-Italia.

Seja também um parceiro do Iprede!

 

Copyright © 2014 IPREDE - Instituto da Primeira Infância. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular