Inicio
Quem Somos
Atuação
Primeira Infância
Assistência às Famílias
Assistência às Crianças
Notícias
Ensino e Pesquisa
Doações
Indique o Site
Fale Conosco

04/07/2010 - Iprede realiza palestra com especialista internacional da primeira infância

 
 

Por Assessoria de Imprensa

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

Iprede realiza palestra com especialista internacional da primeira infância


 


O diretor de relações nacionais e internacionais do Centro de Excelência para o Desenvolvimento da Primeira Infância – Universidade de Montreal (Quebéc/Canadá), Francisco Quiazua, realiza, na próxima quinta-feira (08/07), palestra sobre Primeira Infância e apresenta publicação


 


O foco na primeira infância é um dos pilares da atuação do Instituto de Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano (Iprede), que há 24 anos é referência no combate à desnutrição no Ceará. A instituição vem se estruturando para tornar-se um centro de referência da primeira infância não só no Estado como no País e, por isso, se capacita para assumir esse protagonismo.


Como parte dessa missão, o Iprede trouxe a Fortaleza o diretor de relações nacionais e internacionais do Centro de Excelência para o Desenvolvimento da Primeira Infância – Universidade de Montreal (Quebéc/Canadá), Francisco Quiazua, que realiza, na próxima quinta-feira (08/07), às 09h, no auditório do Iprede, palestra sobre Primeira Infância, apresentando também a Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância, em sua versão portuguesa.


A Enciclopédia reúne artigos de renomados pesquisadores com o propósito de favorecer o desenvolvimento integral e a qualidade de vida das crianças e de suas famílias, assim como de formular políticas públicas alinhadas com estas informações, que favoreçam os investimentos nos primeiros anos de vida


 


A primeira infância é o período que compreende desde o nascimento até os seis anos da criança. Trata-se de uma fase considerada primordial para o desenvolvimento de suas estruturas física e psíquica e de suas habilidades sociais. As experiências desse período são determinantes na formação da criança, na relação que mantém com as pessoas que a rodeiam e a influenciam por toda a vida. Esta é também uma fase de maior vulnerabilidade, que demanda proteção especial e um ambiente seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento de suas potencialidades.


 


Durante toda esta semana, Dr. Francisco Quiazua e os profissionais do Iprede participam de atividades Ele vem contribuir com a  sua experiência para o aprimoramento de projetos do Iprede, que tem toda a sua grade de ações focada na primeira infância, e também conhecer a realidade da criança do Ceará.


Desde 2008, o Iprede e outras organizações do Ceará criaram a Rede Estadual pela Primeira Infância, que visa lutar por políticas públicas voltadas para este público. No Brasil, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2009), 66,7% das crianças têm de zero a seis anos de idade e rendimento familiar per capta até meio salário mínimo.


 


Saiba mais sobre a primeira infância


 


 


-A primeira infância é um período crucial no desenvolvimento mental, emocional e de socialização do indivíduo. É até os 6 anos de idade que as estruturas físicas e intelectuais de crescimento e aprendizagem emergem e começam a estabelecer suas fundações para o resto da vida da pessoa.


 


-Estudos afirmam que mais da metade do potencial intelectual infantil já está estabelecido aos 4 anos de idade. Porém, as experiências de crescimento e desenvolvimento das crianças na primeira infância variam de acordo com suas características individuais, gênero, condições de vida, organização familiar, cuidados proporcionados e sistemas educacionais;


 


-A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) destaca que pesquisas mostram que durante os seis primeiros meses de vida, o cérebro humano cresce dois gramas por dia, ritmo de desenvolvimento cerebral jamais será alcançado em qualquer outra fase da vida. Entre seis meses e três anos de idade, o órgão aumenta apenas 0,35 grama diariamente. A velocidade das ligações entre os neurônios cai ainda mais entre os três e os seis anos, sendo em média de 0,15 grama por dia.


 


SERVIÇO: Primeira Infância é prioridade


Palestra com o diretor do Centro de Excelência para o Desenvolvimento da Primeira Infância, do Canadá, Francisco Quiazua.


Data: 08/07/10 (quinta-feira)


Horário: 09h


Local: Auditório do Iprede (Rua Professor Calos Lobo, 15, Cidade dos Funcionários)


Fone: (85)3218.4000

Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentário:
O que está escrito na imagem ?
 
bibiana aquino - 14/04/2012 15:01
bibianamribeiro@yahoo.com.br
fui um dia criança nascida no sertão do Piauí. Lembro da seca queimando à lavoura de meu pai, está bem nítido na minha mente vendo ele chorando na humilde janela vendo e pensando o que ia fazer dalí por diante. hoje tenho 57 anos moro em sp em tempo histórico deferente daquele tempo, mas a minha personalidade é a mesma, sou uma pessoa: Com humilde e com conduta na qual meus pais me educaram naquele tempo histórico e os mesmos valores ensinei meus filho e agora estou ensinando os meus netos. As crinaças são seres históricos, uma sociedade falida produz seres também falido isto é iminente. Por isso decidir fazer o curso de pedagogia para fazer parte na educaçao dos futuros adultos tenho sede de instigar às crianças numa sala de aula com entendimento e compreensao creio que passo a posso é assim que se aprende e cada dia uma sementinha vai sendo plantado em cada criança. Preciso de ajuda como fazer para ser útil na Educaçao. abraço
 

Notícias 2010

 
 
 

Artigos

 
 
 

EXEMPLO

 
 
Veja mais

O Projeto Vida realiza, desde 2006, atendimento de 50 crianças por ano com desnutrição grave. É mantido pela Associação Etica Onlus, de Bergamo-Italia.

Seja também um parceiro do Iprede!

 

Copyright © 2014 IPREDE - Instituto da Primeira Infância. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular