» Atuação

Uma instituição dedicada a promover a nutrição e o desenvolvimento na primeira infância articulando-os com ações que visam ao fortalecimento das mulheres e da inclusão social de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e pobreza. Sua ação assistencial está sistematizada em três Programa:

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL:

Trata-se do programa responsável pelo primeiro contato das crianças e seus familiares com a instituição. Aqui as palavras-chaves são ACOLHIMENTO E RESPEITO. O objetivo é oferecer às famílias e às crianças referidas ao IPREDE, um atendimento, por meio de uma equipe multidisciplinar, pautado no acolhimento e atitude humanizada.Setor formado por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e enfermeiras, recepcionistas e equipe de apoio.

ESPAÇOS DE ACOLHIMENTO:

“É preciso abandonar a ideia de que a criança só pode desenvolver-se numa família bem estruturada”

HUBERT MONTAGNER

O Acolhimento conta com quatro espaços projetados para receber as crianças e suas mães e oferecer ambientes lúdicos e artísticos, mediados por um educador, que facilita as atividade e experiências estéticas. Para Montagner, pesquisador francês e inspirador dos espaços de acolhimento, o ponto fundamental de sua proposta está na construção de espaços onde a criança, possa dedicar-se a atividades que a acalmem, se sintam acolhidas.

Ela pode ir para uma sala de pintura ou para uma área onde simplesmente ouça uma musica, ou leia, ou fique quieta, ou escreva. Enfim, a criança deve ser recebida num ambiente acolhedor e respeitada enquanto pessoa, isso provoca um estado de paz de espírito. O programa oferecido atende a essa filosofia de trabalho e respeita as especificidades de faixa etária, condições de saúde e estrutura familiar de cada criança atendida na instituição.

As atividades realizadas na Sala de Leitura Mundo de Jade promovem uma aproximação a literatura, as narrativas escritas, a contação de historias; desperta nas crianças e mães o prazer de ser ouvinte, imaginar os acontecimentos, conviver com os personagens e lugares narrados nos textos.

A Brinquedoteca possui recursos para que as crianças possam desenvolver brincadeiras livres ou mediadas pelo pedagogo, aprendendo sempre a cuidar, compartilhar e dividir brinquedos e jogos, tendo como finalidade central o estímulo à imaginação.

O Cineminha oportuniza a visualização de desenhos animados, curtas-metragens, espetáculos de dança e circo; imagens produtoras de afetos, simbolização da vida, abertura a criatividade e vivencia da diversidade presente na sociedade.

Sala de Expressão Mundo da Criança lugar com tintas,papeis, giz de cera e brinquedos, onde crianças e mães podem experienciar a pintura, o desenho, o brincar; espaço para expressão, produção e fruição, das obras dessas crianças e suas famílias.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

atu_ima3

Trata-se do programa destinado a assistir as crianças através de ações de promoção do crescimento e desenvolvimento, considerando as necessidades e potencialidades individuais, em parcerias com as famílias, e tendo em vista o contexto social, econômico e cultural em que vivem.É realizado por equipe multiprofissional:pediatras, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, psicólogas, pedagogas e psicomotricistas.

PROGRAMA DE ATENÇÃO A MULHER

O reconhecimento da influência que os pais, das competências familiares, em especial, as mães, têm sobre o desenvolvimento dos filhos, aliado a constatação de que as mulheres exercem um papel de liderança na família com raio de influência na comunidade, fundamentam a proposição desse Programa. Participam da equipe: assistentes sociais, psicólogas e psicomotricistas, com intervenções individuais e em grupo.

O Grupo Conviver é um espaço para mulheres e coordenado por mulheres, psicólogas que possibilitam uma escuta das historias de vida, narrativas dos sabores e dessabores das vivências diárias, das aflições e alegrias, das impotências e resiliências; enfim, da complexa dimensão da experiência cotidiana das mulheres/mães.

O Projeto Mãe Colaboradora é uma das principais atividades institucional idealizado para as mulheres, objetiva oferecer umaformação em serviço, objetivando desenvolver habilidades e competências para o universo do trabalho, com forte investimento em autonomia e autoconhecimento.

A Unidade Profissionalizante da Mulher realiza capacitações ocupacionais para mães/cuidadoras das crianças, possibilitando a transformação social da família. Oferta cursos em parceria com o Programa Senac de Gratuidade (PSG) e Pronatec.

» Facebook